População: Cerca de 1,9 milhões (fonte: World Bank)
Língua oficial: Português.
Geografia: País da África Ocidental. É banhado pelo oceano Atlântico a oeste e faz fronteira com o Senegal a norte e a Guiné Conakri a leste e a sul. A sua superfície é de 36 120 km2. A costa do Oceano Atlântico da Guiné-Bissau é composta por um arquipélago, Bijagós, com mais de 100 ilhas.
Clima: Nas terras baixas do litoral, o clima é tropical húmido, com precipitações elevadas. Para o interior, o clima apresenta-se com características de tropical seco, com menor duração da estação das chuvas (fonte: infopedia)
Economia:
A principal atividade econômica do país é a agricultura. A Guiné-Bissau é o 3º maior produtor e exportador de castanha de caju da Comunidade Econômica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO). Setores como o pesqueiro e o florestal também têm excelentes perspectivas de desenvolvimento.
A Guiné-Bissau possui acordos e parcerias estratégicas com diversos países da África e é membro da União Africana (UA), Comunidade Econômica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), Organização para a Cooperação Islâmica (OCI), União Latina, Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), Francofonia e da Zona de Paz e Cooperação do Atlântico Sul.
O Acordo de Livre-Comércio Continental Africano (AfCFTA), assinado em janeiro de 2021 entre os países africanos, tornou a África a maior zona de livre comércio de bens e serviços do mundo, um mercado que representa mais de 1,2 bilhão de pessoas e do qual a Guiné-Bissau faz parte.